Guarda Chuvas, Bá e Epifania

Essa semana passada eu li Umbrella Academy. Fiquei CHAPADO!
O roteiro e os personagens são cativantes, tanto pela personalidade quanto pelo magnífico Character Design do brasileiríssimo Gabriel Bá, um dos ponta-de-lança do quadrinho nacional na atualidade. Os diálogos do roteirista/músico Gerard Way são sagazes, precisos, cortantes, e concisos como uma boa HQ deve ser. Sacadas boas de tramas e reviravoltas, sem precisar ser pirotécnico ou desnecessariamente engenhoso. Violência, drama e humor são homeopaticamente dosados para surpreender o leitor num mergulho imediato no mundo insano da academia do inglês misterioso e seus garotos-prodígio. No fim da leitura, o que fica são pontas soltas, estranhamente gostosas, nas quais os fãs depositam ardentes esperanças de serem agraciados, num futuro próximo, com uma série em sequência contando mais desventuras desse super-grupo.
mas Bah
Mas o que me derrubou da cadeira foi o domínio do Bá em conduzir a história. Antes de ler essa HQ, vi comentários sobre ele se portar como um “quase-Mignola”. Me surpreendi ao ver que esse comentário não era nem um pouco exagerado. Dinâmica, escolha de enquadramentos, expressão dos personagens, composições e o controle do clima da página como um todo. E tudo isso com uma arte aparentemente “simples”, cartunesca, mas dotada de um vigor explicável apenas pelo deleite da leitura.
Lasquinha do Quarta-Feira

Lasquinha da página que fiz logo depois de ler.

Aquilo me causou um impacto considerável. “Porque essa arte é tão linda?”, matutava eu. Daí a epifania: o mais IMPORTANTE é a NARRATIVA! NARRATIVA! STORY TELLING!!! Parece embaraçoso, e estranho dizer “eu já sabia disso”, mas algo mais deu um clique na minha mente. Nas páginas que eu produzi em seguida eu senti uma coisa diferente. Algo que melhorou o todo. Não sei se será perceptível para o leitor, mas só de eu encarar meu próprio traço de forma diferente, positiva e otimizada, acho que a obra só tem a melhorar.
7 thoughts on “Guarda Chuvas, Bá e Epifania

  1. Puts, que bacana, manel. Te falar que essas epifanias parecem que não fazem muita diferença mas fazem sim! E agora fiquei bolado pra ler esses quadrinhos também, hehe. Abrá!

  2. Opá tudo bom, obrigado pelo comentario, bem eu uso bico de pena sim, são as famosas hunt #102 hoje vc encontra elas no Brasil mas so vendem avulsas, uso pincel e canetas tecnicas tb mas as minhas estão no fim da linha hehe são melhores que as canetas de nankin descartaval porque quando vc passa a borracha não esmaece otraço saca, fora iss oso tenho tido problemas com ppael de qualidade sou forçado a usar sulfite no momento atual o que dificultau mpouco a qualidade das artes, mas aprendi a usar materiais variados até mesmo pela difucldade de achar bons materiais aqui em BH (me refiro a maior variedade) estou procurando refinar melhor a minha arte o maximo possivel pois omercado está bem competitivo no mais é isso forte abraço ai.

    Penas da marca speedaball, o nome do modelo é hunt # 102
    Pinceis eu gosto muito dos Windsor & Newton serie 7 # 3
    Nankin Talens(hoje vc acha o pelikan aqui no Brasil tb esse eu nunca usei) pra penas eu uso o acrilex mesmo hehe porque ele se adapta bem a todo tipo de papel
    Papel, uso muito sulfite mas tento encontrar gramaturas maiores de 180 para cima está muito bomaté uns 250 gramas, já tive a sorte de testar os papeis da Marvel, DC e Darck Horse muito bons mas cada um funciona de umjeito diferente, o da Marvel é mais poroso, oda DC super liso o da Darck Horse e meio termo, mas se fose possivel comprar o papel Bristol aqui seria otimo, so encontra importado e o custo acaba sendo alto porque ve mde fora e blocos com 20 paginas somente, para mim o melhor papel pra quadrinhos aceita de tudo até aguarela o papel é Bristol mas existem muito fabricantes diferentes la fora se vc tem como comprar la fora eu aconselho que o faça vale muito a pena
    Para correções eu uso guacha Talens branco, dica compre opote maior pois vem mais que odobro e vc paga um pouco mais e é muitobom, hoje tem canetas para escrita na cor branca eque servem bem para arte final para correções e detalhes, quando eu encontro tb uso nankin branco otimo pra bicos de pena o guache vc aplica com pincel bem por hora basicamente é isso e eu procuro usar pouco as minhas reguas e gabaritos para ter maior precisão e tecnica no traço, duvidas é so escrever.^^.

  3. Manel então é isso que voce fazia na mesa de luz durante minha aula de geometria gráfica…. hummm!
    Parabéns pela dedicação, está ficando nota 10 e sucesso no lançamento da HQ!
    beijo

    • HÁ! PEGADINHA DO MALANDRO! rsrs…
      Pois é, Lívia! Que bom que curtiu, pq pra fazer isso, “dedicação” apenas não descreve. “Doar-se” é mais apropriado. hehe
      bjos e passe por aí de vez em qndo! ^^

Deixe uma Resposta

