Essa semana passada eu li Umbrella Academy. Fiquei CHAPADO!
O roteiro e os personagens são cativantes, tanto pela personalidade quanto pelo magnífico Character Design do brasileiríssimo Gabriel Bá, um dos ponta-de-lança do quadrinho nacional na atualidade. Os diálogos do roteirista/músico Gerard Way são sagazes, precisos, cortantes, e concisos como uma boa HQ deve ser. Sacadas boas de tramas e reviravoltas, sem precisar ser pirotécnico ou desnecessariamente engenhoso. Violência, drama e humor são homeopaticamente dosados para surpreender o leitor num mergulho imediato no mundo insano da academia do inglês misterioso e seus garotos-prodígio. No fim da leitura, o que fica são pontas soltas, estranhamente gostosas, nas quais os fãs depositam ardentes esperanças de serem agraciados, num futuro próximo, com uma série em sequência contando mais desventuras desse super-grupo.
Mas o que me derrubou da cadeira foi o domínio do Bá em conduzir a história. Antes de ler essa HQ, vi comentários sobre ele se portar como um “quase-Mignola”. Me surpreendi ao ver que esse comentário não era nem um pouco exagerado. Dinâmica, escolha de enquadramentos, expressão dos personagens, composições e o controle do clima da página como um todo. E tudo isso com uma arte aparentemente “simples”, cartunesca, mas dotada de um vigor explicável apenas pelo deleite da leitura.
Aquilo me causou um impacto considerável. “Porque essa arte é tão linda?”, matutava eu. Daí a epifania: o mais IMPORTANTE é a NARRATIVA! NARRATIVA! STORY TELLING!!! Parece embaraçoso, e estranho dizer “eu já sabia disso”, mas algo mais deu um clique na minha mente. Nas páginas que eu produzi em seguida eu senti uma coisa diferente. Algo que melhorou o todo. Não sei se será perceptível para o leitor, mas só de eu encarar meu próprio traço de forma diferente, positiva e otimizada, acho que a obra só tem a melhorar.
Puts, que bacana, manel. Te falar que essas epifanias parecem que não fazem muita diferença mas fazem sim! E agora fiquei bolado pra ler esses quadrinhos também, hehe. Abrá!
Espero que façam, saulim! Se não fizerem, eu mesmo sozinho estou curtindo mais fazer essas páginas. hehe… pelo menos fica mais gostoso trabalhar! ^^
Opá tudo bom, obrigado pelo comentario, bem eu uso bico de pena sim, são as famosas hunt #102 hoje vc encontra elas no Brasil mas so vendem avulsas, uso pincel e canetas tecnicas tb mas as minhas estão no fim da linha hehe são melhores que as canetas de nankin descartaval porque quando vc passa a borracha não esmaece otraço saca, fora iss oso tenho tido problemas com ppael de qualidade sou forçado a usar sulfite no momento atual o que dificultau mpouco a qualidade das artes, mas aprendi a usar materiais variados até mesmo pela difucldade de achar bons materiais aqui em BH (me refiro a maior variedade) estou procurando refinar melhor a minha arte o maximo possivel pois omercado está bem competitivo no mais é isso forte abraço ai.
Penas da marca speedaball, o nome do modelo é hunt # 102
Pinceis eu gosto muito dos Windsor & Newton serie 7 # 3
Nankin Talens(hoje vc acha o pelikan aqui no Brasil tb esse eu nunca usei) pra penas eu uso o acrilex mesmo hehe porque ele se adapta bem a todo tipo de papel
Papel, uso muito sulfite mas tento encontrar gramaturas maiores de 180 para cima está muito bomaté uns 250 gramas, já tive a sorte de testar os papeis da Marvel, DC e Darck Horse muito bons mas cada um funciona de umjeito diferente, o da Marvel é mais poroso, oda DC super liso o da Darck Horse e meio termo, mas se fose possivel comprar o papel Bristol aqui seria otimo, so encontra importado e o custo acaba sendo alto porque ve mde fora e blocos com 20 paginas somente, para mim o melhor papel pra quadrinhos aceita de tudo até aguarela o papel é Bristol mas existem muito fabricantes diferentes la fora se vc tem como comprar la fora eu aconselho que o faça vale muito a pena
Para correções eu uso guacha Talens branco, dica compre opote maior pois vem mais que odobro e vc paga um pouco mais e é muitobom, hoje tem canetas para escrita na cor branca eque servem bem para arte final para correções e detalhes, quando eu encontro tb uso nankin branco otimo pra bicos de pena o guache vc aplica com pincel bem por hora basicamente é isso e eu procuro usar pouco as minhas reguas e gabaritos para ter maior precisão e tecnica no traço, duvidas é so escrever.^^.
Ops erros de digitaõ a pena é da speedball ok ^^.
Manel então é isso que voce fazia na mesa de luz durante minha aula de geometria gráfica…. hummm!
Parabéns pela dedicação, está ficando nota 10 e sucesso no lançamento da HQ!
beijo
HÁ! PEGADINHA DO MALANDRO! rsrs…
Pois é, Lívia! Que bom que curtiu, pq pra fazer isso, “dedicação” apenas não descreve. “Doar-se” é mais apropriado. hehe
bjos e passe por aí de vez em qndo! ^^
Puxa, um tempão sem novidades… pena!
Abraços